segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Séries: Chernobyl (2019)



Chernobyl (2019)

Elenco: Jared Harris (Valery Legasov); Stellan Skarsgård (Boris Shcherbina); Emily Watson (Ulana Khomyuk); Paul Ritter (Anatoly Dyatlov); Jessie Buckley (Lyudmilla Ignatenko); Adam Nagaitis (Vasily Ignatenko); Con O'Neill (Viktor Bryukhanov); Adrian Rawlins (Nikolai Fomin); Sam Troughton (Aleksandr Akimov); Robert Emms (Leonid Toptunov).

Duração: Minissérie de 05 episódios.
Desenvolvida e roteirizada por Craig Mazin.
Diretor Johan Renck (dirigiu todos os episódios).

HBO


Minissérie da HBO que relata os eventos em torno do acidente nuclear em abril de 1986 na usina de Chernobyl, na União Soviética (atual Ucrânia), revelando os fatos (reais e fictícios) do acontecimento.

Usina em chamas após explosão do reator.
No dia 26 de abril de 1986, um dos reatores da usina Chernobyl sobrecarregou e explodiu, liberando uma grande carga radioativa na região, ocasionando a morte de 31 pessoas. Além disso, centenas de pessoas desenvolveram problemas de saúde, devido à exposição da radiação. É considerado o maior desastre nuclear da história.
Sala de operações da usina de Chernobyl.

Diante do acontecido, o governo soviético chama Valery Legasov, o vice-diretor do Instituto Kurchatov, para ajudar como consultor e resolver o problema do vazamento nuclear, ao lado de Boris Shcherbina, vice-presidente do Conselho de Ministros.

Eles contam com a ajuda de Ulana Khomyuk, uma física nuclear de Minsk.
Shcherbina, Legasov e Khomyuk.
Khomyuk é uma personagem fictícia inserida na série; e, conforme Emily Watson representa os muitos cientistas que trabalharam e se colocaram em um grande perigo para ajudar a resolver o problema.

A série não é fiel 100% dos fatos ocorridos, mas permite uma reflexão: Não sobrepor os interesses de Estado sobre as técnicas de segurança, principalmente de um empreendimento bastante importante tanto nos aspectos financeiro, de utilidade pública e de saúde pública.
Shcherbina e Legasov observando uma operação com helicópteros no entorno da usina.
Na 71ª Edição do Emmy Awards, em setembro/2019, a minissérie teve 19 indicações (terceira série mais indicada do ano) e ganhou os prêmios de Melhor Série Limitada ou Minissérie; Roteiro em Série Limitada e Melhor Direção.

Excelente produção da HBO
Operação de limpeza do telhado da usina.

Trailer:









Fontes:
https://www.youtube.com/watch?v=74D6dZ8-uRw (HBO Brasil)
https://pt.wikipedia.org/wiki/Chernobyl_(miniss%C3%A9rie)
https://www.omelete.com.br/series-tv/fato-e-ficcao-em-chernobyl-o-que-a-serie-de-hbo-romantizou-do-desastre
https://veja.abril.com.br/blog/e-tudo-historia/chernobyl-a-verdade-e-o-inventado-na-horripilante-serie-da-hbo/
http://www.adorocinema.com/noticias/series/noticia-148507/