“Se quisermos que tudo continue como está, é preciso que tudo mude”.
Tancredi
Elenco: Burt Lancaster (Prince Don Fabrizio Salina); Claudia Cardinale (Angélica Sedara); Alain Delon (Tancredi Falconeri); Terence Hill (Count Cavriaghi); Paolo Stoppa (Don Calogero Sedara)
Origem: Itália.
Duração: 186 min.
Direção: Luchino Visconti.
Este longa, baseado no romance homônimo escrito por Giuseppe Tomasi di Lampedusa, retrata o ano de 1860 na Sicília, durante o período vivido nos palácios da aristocracia durante o conturbado reinado de Francisco II das Duas Sicílias e o Risorgimento, que foi o longo processo de unificação dos Estados autônomos que originaram o Reino de Itália, em 1870.
Don Fabrizio e sua família. |
O príncipe Don Fabrizio Salina testemunha a decadência da nobreza e a ascensão da burguesia. Num cenário caótico de fortes contradições políticas, ele luta para manter seus valores e reconhece a importância da revolução para a manutenção de seus interesses.
Burt Lancaster interpretando D. Fabrizio Salina. |
Tancredi, Angélica e D. Fabrizio. |
Cena com Burt Lancaster. |
Cena da Valsa. |
Luchino Visconti foi um dos mais importantes diretores de cinema italianos. Nasceu em Milão, no dia 2 de novembro de 1906 e faleceu em 17 de março de 1976 na cidade de Roma. Tinha o título de Conde de Lonate Pozzolo, devido descendência nobre da família milanesa dos Visconti. Foi um dos fundadores do Neorrealismo Italiano, apresentando uma carreira diversificada entre o realismo e o Cinema Clássico, com referências de Dostoiévski à Thomas Mann.
Luchino Visconti. |
O longa foi premiado com a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1963.
Trailer:
Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Leopardo_(filme)
http://cineplot.com.br/index.php/2018/01/05/10-filmes-para-conhecer-luchino-visconti/
http://filmesclassicos.com.br/2017/03/15/visconti-final/
https://www.cinecompipoca.com.br/curiosidades-classicas-o-leopardo-1963/
https://www.youtube.com/watch?v=DHYu--E9ucI (Blondinka Inoz)